Diversidade Cultural. Cidadania. Cultura Popular. Semiótica e Interpretação.

sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Artesanato de Exportação em Brasília

Produção artesanal de Brasília é conhecida no Brasil inteiro e exportada.






Buscando a inspiração no folclore brasileiro, Kátia desenvolveu os produtos do projeto Apoena visando a sofisticação do artesanato. De olho em um público mais refinado, e com maior poder aquisitivo, Kátia aposta na produção artesanal como um diferencial para agregar valor ao produto. “São peças feitas à mão, pelas artesãs, isso não pode custar barato, eu preciso valorizar o trabalho delas”.



A organização Apoena já participava dos eventos de moda do Rio de Janeiro e também de São Paulo, Fashion Rio e São Paulo Fashion Week. Em seguida foram convidadas a participar também de eventos internacionais, integrando feiras de moda em Portugal e na França, para onde começaram a exportar.

A proposta da organização é produzir moda vinculada à ação social. De acordo com Kátia, Apoena significa “aquele que enxerga longe” na língua tupi.

(Reportagem do Correio Brasiliense, Brasília, 2008)


O objetivo do projeto Apoena seria a inclusão de mulheres que em sua maioria trabalham em casa, perto dos seus filhos, garantindo-lhes renda e uma melhor qualidade de vida. Tal projeto, denominado Apoena, é criação da designer Kátia Ferreira, idealizadora do Instituto Proeza, uma organização não-governamental cujo foco são famílias de baixa renda, ou em situação de desemprego. Kátia criou um projeto que pudesse gerar renda e ao mesmo tempo mantivesse as mães perto de seus filhos.

Extraído de:

"De Bonecas, Flores e Bordados: investigações antropológicas no campo do artesanato em Brasília". Tese de Doutorado. Brasília, UNB, 2008.

Nenhum comentário: