Diversidade Cultural. Cidadania. Cultura Popular. Semiótica e Interpretação.

sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Parcerias

Parcerias Internacionais

A noção de "parceria" permeia o campo social. Vai desde acordos para a cooperação entre países, passando por intercâmbios acadêmicos, inclui até mesmo as antigas formas de assistência conhecidas como "ajuda", aplicadas a regiões carentes. O termo hoje possui significados múltiplos, que variam de acordo com o contexto em que é empregado.





Antropologia Brasil e India - parcerias no eixo Sul-Sul

Incentivados por acordos governamentais, pesquisadores acadêmicos do chamado "eixo Sul-Sul" tem realizado intenso intercâmbio com o objetivo de promover uma aproximação entre os países considerados fora do eixo hegemônico, que seria o Norte. Entre os países do eixo Sul destacam-se o Brasil, a India e a Africa do Sul.
Essa tentativa de aproximação de interesses de pesquisa e debate sobre os problemas sociais repousa sobre o pressuposto de que o motivo que os une, serem excluídos do eixo norte, caracterizado por europa e estados unidos, os tornaria mais próximos. Além disso, a condição de ex-colonias os colocariam diante de questões socio-econômicas semelhantes.
O tema suscita grandes controvérsias, uma vez que as diferenças entre as realizades sociais, políticas, econômicas de tais países também não são poucas ou diminutas. Uma tentativa de reflexão sobre essas questões foi lançada no artigo abaixo, escrito logo após a realização de uma pesquisa de campo sobre a Políticas de Preservação do Patrimônio na India. Na ocasião foi possível perceber grande diferença de posturas no encaminhamento das questão pelos governos brasileiro e indiano, o que nos coloca diante de muitas perguntas mais.

artigo sobre o Eixo Sul-Sul


As parcerias não se restringem ao âmbito governamental. O termo faz parte do discurso amplamente empregado na sociedade civil organizada ou que esta em busca de se organizar.
Moeda de troca, a "parceria" esta presente na lei que orienta a criação das Organizações da Sociedade Civil, embora sem muito detalhamento, deixando margem para a criatividade e a iniciativa. O que é mais relevante em tudo isso: a "parceria" está na boca do povo!
O termo faz parte do vocabulário cotidiano dos beneficiários de projetos sociais nas comunidades. Embora ninguém saiba muito bem como definir o significado de uma "parceria", todos sabem exatamente o que ela significa, e seus usos.


Parcerias Institucionais
Contando com a parceria do Sebrae, as artesãs de Brasília realizaram o projeto "Histórias de Vida", em que cada uma delas bordava uma narrativa da sua história, desde o local onde nasceu, até o momento presente, em Brasília, onde se reúnem em grupos para fazer bordados.


Antonieta Contini mostra como ficou o resultado desse trabalho em uma das colchas bordadas pelas artesãs. Na foto é possível observar o trajeto das estradas que corresponde ao período de migração dentro do Brasil, e a diferente vegetação que caracteriza cada região brasileira.
Há referências também a uma oposição entre a vida no campo e a vida na cidade, que as artesãs ajudaram de certa forma a construir, na medida em que passaram a viver em Brasília e ali constroem a sua história.
Tese sobre o Artesanato em Brasília

Nenhum comentário: