Diversidade Cultural. Cidadania. Cultura Popular. Semiótica e Interpretação.

sexta-feira, 24 de outubro de 2008

As Bordadeiras de Taguatinga Flor do Ipê

As Bordadeiras de Taguatinga Flor do Ipê




Baseado nessa imagem de migrações, os moradores da cidade observam que a capital reúne pessoas de todo o Estado nacional, de forma que todos estão aqui representados de alguma forma. Como cada um traz consigo os seus hábitos e suas práticas, a capital reúne os fazeres de todo o país, operando como o local da síntese dos fazeres tradicionais.

Essa idéia de síntese se constrói na própria experiência de formação dos grupos de trabalho. Um vez que as mulheres começam a se reunir e a entrar em contato com outras mulheres, que por sua vez também trazem suas práticas e fazeres artesanais, descobrem-se mutuamente as semelhanças e diferenças. Observam então que mulheres provenientes de várias regiões do Brasil possuem habilidades para fazer o bordado, por exemplo, mas os tipos de pontos e o modo de fazer em si pode variar um pouco de lugar para lugar.

Reunidas em Brasília, no Centro do Brasil, elas trocam experiências e pontos de bordado, e acabam por concluir que no centro do Brasil se encontram representadas as variações regionais provenientes de várias localidades, resultando numa síntese de saberes e de fazeres brasileiros.






Extraído de:

"De Bonecas, Flores e Bordados: investigações antropológicas no campo do artesanato em Brasília". Tese de Doutorado. Brasília, UNB, 2008.

Nenhum comentário: