Diversidade Cultural. Cidadania. Cultura Popular. Semiótica e Interpretação.

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Sonho de Pano



Mulheres artesãs de Brasília buscam no Artesanato o desenvolvimento da sua comunidade, e acabam obtendo uma maior integração social, articulação para organizar suas demandas e uma renda regular proveniente dessa atividade.

O “Projeto Sonho de Pano” foi criado por Anita com as mulheres da organização, visando a geração de renda para as mulheres da comunidade, uma das principais demandas do grupo, entre outras propósitos.

“No projeto sonhos de pano são treze mulheres. Treze mulheres que desenvolvem trabalho aqui conosco, que já vivem um pouco dessa renda, são treze mulheres. [...]Tem uns quatro anos. Tem quatro anos que o projeto começou, o sonho de pano, e esse trabalho está sendo desenvolvido a passinho de tartaruga, pois como o Varjão ainda está nesse trânsito de assentamento, então ainda está tendo de ir devagar ainda, até mesmo por que tem que ter assim, um espaço maior para trabalhar com elas, como você vê está aqui na minha sala, mas estamos brigando por um galpão que tem aqui no próprio meu terreno que possa trazer mais mulheres para trabalhar conosco, mas para isso tem que construir o galpão. Nós estamos buscando parcerias para que possa construir para que a gente possa ajudar muito mais pessoas que precisam aqui dentro do Varjão.” (Anita)

Extraído de:
"De Bonecas, Flores e Bordados: investigações antropológicas no campo do artesanato em Brasília". Tese de Doutorado. Brasília, UNB, 2008.

Nenhum comentário: