Diversidade Cultural. Cidadania. Cultura Popular. Semiótica e Interpretação.

quinta-feira, 31 de março de 2016

A identidade brasiliense

Brasília ainda é uma cidade nova, com imagem de cidade moderna, que vem se ampliando e conquistando novos espaços no seu entorno. Tudo isso alimenta as representações de uma identidade brasiliense socialmente compartilhada, que se estende desde a construção até a concretização efetiva e acabada do sonho de JK, e que continua a desenvolver-se e a crescer ao longo dos anos. 
"Pode-se supor uma certa liberdade expressiva na exposição dos modelos burocráticos, que seriam eles também algo ainda em processo de construção, algo inacabados. Essa faceta da burocracia sempre existente, mas nem sempre assumida ou demonstrada, mostra-se particularmente presente nessa cidade, onde as pessoas já possuem uma certa familiaridade com a imagem do canteiro de obras, com novos começos, com os processos de construção.

Pode-se afirmar que o canteiro de obras é parte do imaginário simbólico da cidade de Brasília, como mito de origem, disponível no repertório simbólico dos habitantes, pronto para ser acessado e reatualizado conforme a prática ou o ritual torne necessário. Tal imagem continua figurando no imaginário e pode operar como justificativa para idéias de construção e para familiaridade com o trabalho em processo, que se reinventa e reatualiza no uso, conforme surgem as necessidades práticas." (Sapiezinskas, 2008/2016)





Nenhum comentário: