Diversidade Cultural. Cidadania. Cultura Popular. Semiótica e Interpretação.

quinta-feira, 6 de dezembro de 2007

Cultura Popular

de Flores e Bordados
As artesãs de Brasília vão reinventando suas histórias
.



Brasilia e' uma cidade que atrai muitas pessoas. Nao apenas pelo sonho de viver na cidade moderna e ter uma vida moderna, a utopia de JK, mas tambem porque se imagina ser uma cidade plena de novas oportunidades, cheia de portas abertas.




Trata-se do sonho de "fazer a cidade", comum a todo migrante. Semelhante ao Europeu que foi "fazer a america" no Brasil, pessoas do Brasil todo se mudavam dia a dia, e continuam mudando, para a nova capital, Brasilia, para fazer uma vida nova numa nova cidade.

A construção de uma cidade nova de fato abriu muitas oportunidade e absorveu uma quantidade enorme de mão de obra. Trabalhadores vinham do Brasil todo para morar na "Cidade Livre" de Juscelino e trabalhar na construção de Brasília.

Mas as pessoas não paravam de chegar...

Hoje em dia, em Brasília, como no país todo, existe um excedente de mão de obra. Um sem número de pessoas disposta a trabalhar e sem ocupação imediata, enfim, desempregados.

Muitas dessas pessoas são mulheres, que por iniciativa de algumas visionárias, foram se reunindo e se agrupando, se organizando para o trabalho. Estive no meio delas. Conheci grandes empreendedoras que foram capazes de reescrever suas histórias, e são essas histórias que estou contando agora.

Entre Flores e Bordados, as mulheres de Brasília estão dando a volta por cima e reescrevendo suas histórias.


A tese encontra-se disponível no Departamento de Antropologia da Universidade de Brasília.

Nenhum comentário: