Diversidade Cultural. Cidadania. Cultura Popular. Semiótica e Interpretação.

sexta-feira, 27 de abril de 2007

Na Cozinha




Cozinhar é algo que continua acontecendo na cozinha.

Foi nos últimos anos que descobri que eu adoro cozinhar, e essa atividade tornou-se um hobby. O engraçado foi que, ao contrário de muitos comilões, não foi exatamente por gostar de comer que me vi na cozinha. Descobri os prazeres da culinária depois de explorar os significados simbólicos da cozinha. Adoro uma cozinha. Sabe por quê???

As visitas formais acontecem sempre na sala. Somente quem já é de casa é que dá "um pulinho" na cozinha. A cozinha é precisamente o espaço da informalidade, das confidências, dos segredos, e dos melhores comentários. Revelações etnográficas e as melhores entrevistas eu consegui depois que fui admitida na cozinha de uma casa:

"Vem aqui tomar um cafézinho que eu vou te contar..."

Em meio a panelas, temperos, louça suja e afazeres surgiram sempre as melhores revelações, as trocas mais verdadeiras, os comentários mais originais e espontâneos. O espaço da cozinha permite tudo isso. Sem o protocolo e as formalidades da sala de estar, a vida vibra é na cozinha mesmo.

A cozinha permite todas as misturas, ou quase todas. De ingredientes e temperos, permite criar algo novo, num processo semelhante a alquimia, com liberdade para o exercício da criatividade. Possui os seus cheiros, texturas, sons, cores e sabores.

Possibilita uma experiência sensorial completa...


Referências Antropológicas

* Sapiezinskas, A. "Os significados da Casa". in: Travessa dos Venezianos: os significados da casa tombada para seus moradores. Porto Alegre: PPGAS, UFRGS, 2004.

* DaMatta. R. "A casa e a Rua". Rio de Janeiro: Rocco, 1997.

* Rybczynski, W. "CASA. Pequena História de uma idéia".Rio de Janeiro: Record, 2002.

* Brandão, L. "A casa subjetiva". São Paulo: Perspectiva, 2002.

Nenhum comentário: